terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Metodologia ASAP Focus

Em 1996, a SAP introduziu o Accelerated SAP (ASAP), a metodologia de implementação do sistema SAP R/3, com o objetivo de diminuir o tempo de implementação dos projetos numa organização. O ASAP é uma metodologia estruturada que facilita a adesão dos utilizadores ao sistema, com um “roadmap” bem definido, eficiente documentação nas várias fases que a compõem. A metodologia ASAP possibilita aos novos clientes utilizar a experiência e conhecimento adquiridos pelas milhares de implementações a nível mundial. O ASAP unifica todo um processo de implementação, de modo a alcançar a missão crítica das funcionalidades do negócio da organização [Kale 2000].

O centro da metodologia ASAP é o “roadmap”, um processo com cinco etapas que apóiam a empresa, desde a preparação inicial até a conclusão do projeto com a entrada em produtivo [SAP On Line 2000]. As cinco fases que a compõem são:
· Preparação do Projeto;
· Análise dos Processos de Negócio;
· Realização;
· Preparação Final;
· Entrada em Produtivo e Suporte.

 Os componentes que se destacam nesta metodologia são os “roadmap” de implementação, plano do projeto, melhorias contínuas, ferramentas e aceleradores, área de conhecimento, procedimentos dos processos de negócio e base de dados de perguntas e respostas [Miller 1999].
O ASAP fornece um guia passo a passo com as atividades paralelas e orientadas por processos dentro de cada fase necessária à implementação, servindo-se de uma base de dados de informação gerada durante todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário